No âmbito da operação "Vida Loka", o Comando Distrital da PSP de Leiria adianta que na sequência de uma investigação direcionada para o combate de furtos em estabelecimentos comerciais, "maioritariamente de máquinas de tabaco, e também de viaturas", desencadeou hoje "uma operação policial destinada ao cumprimento de três mandados de detenção fora de flagrante delito, quatro mandados de busca domiciliária e três mandados de busca em viatura".

Durante a operação, foram detidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 31 anos, "indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado, furto e uso de veiculo automóvel e associação criminosa" e "foram constituídos arguidos mais dois homens".

Segundo explicou à agência Lusa o comissário Bruno Soares, a PSP "constatou um aumento do número de furtos de máquinas de tabaco" em estabelecimentos comerciais.

Após várias diligências, a investigação concluiu que os suspeitos, "para concretizarem os furtos das máquinas dispensadoras de tabaco de forma organizada, furtavam veículos que usavam para proceder ao arrombamento dos estabelecimentos (com recurso às próprias viaturas) e para o transporte das máquinas e do tabaco".

Bruno Soares acrescentou que a PSP ainda está a investigar o destino que era dado ao tabaco furtado. As máquinas eram encontradas mais tarde destruídas "sem o dinheiro e sem o tabaco".

A ação, realizada na Marinha Grande e Maceira (concelho de Leiria), foi conduzida pela Esquadra Policial da Marinha Grande e contou com o reforço de outros operacionais do Comando Distrital de Leiria, do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia, bem como da Guarda Nacional Republicana.

No âmbito da operação "Vida Loka" foram apreendidos 123 maços de tabaco, cerca de 200 euros em dinheiro, nove telemóveis, três televisores, dois computadores portáteis e uma máquina dispensadora de tabaco, entre outros objetos.

A PSP recuperou ainda uma viatura que tinha sido furtada.

"Com esta operação acreditamos ter identificado os autores de diversos furtos de máquinas de tabaco, ocorridos nas cidades da Marinha Grande e Leiria e concelhos limítrofes, bem como do furto de viaturas que eram usadas para consumar aqueles ilícitos", refere a nota de imprensa da PSP.

Os detidos serão presentes às autoridades judiciárias competentes para aplicação das medidas de coação.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.