Em comunicado, a PSP adianta que durante a operação “Abranda o ritmo, respeita os limites de velocidade” foram fiscalizadas 19 mil viaturas.

Durante a operação, na qual foi dada especial atenção à fiscalização de veículos em excesso de velocidade, foram detidas 140 pessoas, das quais 67 por condução sob o efeito do álcool e 73 por condução sem habilitação legal.

Segundo a PSP, foram também levantados mais de 3.800 autos de contraordenação e apreendidos 27 veículos, 55 títulos de condução e 38 documentos por diversas infrações.

“Foram verificadas 3.092 infrações por excesso de velocidade, 62 infrações por uso do telemóvel durante a condução e foram realizados 1.348 testes de álcool”, adianta a PSP.

No âmbito da ação, que mobilizou mais de mil polícias, foram ainda levantados mais 459 autos de contraordenação por infrações diversas, entre as quais “o desrespeito das regras de prioridade, falta de seguro de inspeção”.

Na operação foi feito o controlo de velocidade a 137 mil viaturas.

A ação decorreu entre 13 e 19 de agosto com várias operações de controlo de velocidade nos principais centros urbanos e nas regiões autónomas.