O Palácio de Buckingham vai reduzir o desperdício de plástico. A decisão, escreve a imprensa britânica, foi tomada depois de a Rainha Isabel II ter assistido à série documental narrada por David Attenborough e produzida pela BBC Natural History Unit, "Blue Planet II".

Com banda sonora de Hans Zimmer, a série de sete episódios — exibida pela RTP entre 25 de dezembro de 2017 e 4 de fevereiro de 2018 — denuncia, sobretudo no último deles, o impacto que os resíduos de plástico têm no planeta, nomeadamente nos oceanos.

De futuro, as palhinhas e as garrafas de plástico vão ser  gradualmente proibidas em todas as propriedades reais. Para além disso, os fornecedores do Palácio de Buckingham, do Castelo de Windsor e do Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, estão, doravante, apenas autorizados a utilizar pratos de porcelana e copos de vidro ou de cartão reciclável.

Em declarações ao The Telegraph, um porta-voz do Palácio de Buckingham afirmou que "há uma grande vontade de enfrentar o problema".

O palácio está também a passar por uma fase de remodelações para se tornar "mais verde". Estão a ser instalados painéis solares e o sistema de eletricidade deverá ser renovado — não o era sensivelmente desde o fim da II Guerra Mundial — de forma a melhorar a eficiência energética.

A decisão surge num momento em que a União Europeia está empenhada em reduzir a utilização de plástico ou a incentivar a sua reutilização. Recorde-se que em Portugal discute-se também a proibição de louça descartável na restauração, com todos os partidos a concordar nos efeitos nefastos do plástico no ambiente.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.