Um porta-voz do Palácio de Buckingham informou esta tarde de sexta feira que a rainha Isabel II não vai estar presente na corrida de cavalos do Jubileu, que acontecerá no sábado, avança a Sky News.

Já esta quinta-feira tinha sido oficialmente anunciado que Isabel II, de 96 anos, estaria ausente do evento ocorrido hoje na Catedral de São Paulo, em Londres, integrado nas comemorações do seu Jubileu de Platina, devido a um "desconforto físico” da monarca.

O arcebispo de York, Stephen Cottrell, destacou na cerimónia desta manhã o sentido de serviço público de Isabel II nestes 70 anos de reinado. "Ao longo de um tempo de mudança e desafio, felicidade e tristeza, ela esteve e está ao serviço do nosso país e da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth)", disse o arcebispo.

"Vossa Majestade, lamentamos que não esteja connosco esta manhã pessoalmente", acrescentou o religioso, numa cerimónia marcada pelo formalismo onde se ouviu um coro infantil.

A cerimónia religiosa na Catedral de São Paulo marca a primeira presença do príncipe Harry, neto da monarca, e da mulher deste, Meghan, em Londres desde que partiram para a Califórnia há dois anos e o único ato das celebrações em que participaram até agora.

O duque de Sussex, com medalhas militares penduradas no casaco, e a duquesa, num vestido branco, chegaram à catedral pouco depois das 11:00 (10:00 GMT), captando a atenção de convidados e fotógrafos.

Antes deles chegou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vaiado pela multidão que se juntou em redor da catedral, segurando a mão da sua esposa Carrie, e também entraram na Catedral os seus antecessores Tony Blair e David Cameron.

Um cerimonial pesado rodeia esta cerimónia religiosa, com guardas em uniformes tradicionais em filas no pátio e nas escadas, e sinos a tocar continuamente.

O evento, que contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas, foi um dos destaques dos quatro dias de festividades que marcam a longevidade recorde da popular rainha Isabel II, que ascendeu ao trono aos 25 anos, em 6 de fevereiro de 1952.