Em nota de imprensa, a CIMRL informa que a única lista foi aprovada por unanimidade. Além da reeleição do presidente do Município de Leiria para o quadriénio de 2017-2021, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos (PSD), mantém-se na vice-presidência, a que se junta a líder da autarquia de Alvaiázere, Célia Marques (PSD).

Durante a reunião de tomada de posse dos autarcas, os novos eleitos deliberaram sugerir ao Governo a criação de um grupo de trabalho para articular as intervenções de recuperação do Pinhal Litoral.

O conselho intermunicipal pretende que este grupo de trabalho se dedique ao "processo de apoio de emergência da reflorestação e medidas de minimização dos riscos ambientais, relativamente ao grande incêndio do Pinhal de Leiria, constituído por várias entidades relevantes (Ministério da Agricultura, Ambiente, Administração Interna e Saúde)".

Os autarcas consideram "imperativo, fundamental e válido a criação deste grupo de trabalho com a maior brevidade, disponibilizando-se desde já para o integrar e colaborar de forma proativa".

"Tendo ainda por objetivo dar resposta a várias situações concretas de recuperação do potencial produtivo na zonas afetadas pelos incêndios florestais e de financiamento complementar de apoio ao fundo perdido SI2E, a CIMRL vai protocolar com a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) uma linha de crédito bonificado, que visa dar resposta às necessidade não cobertas pelos apoios e fundos já disponibilizados", informou ainda a mesma nota.

A CIMRL é constituída pelos Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.