Contactado pelo SAPO24, o comandante distrital de Lisboa confirmou a existência de dez feridos, por causa da libertação de vapores de detergentes numa lavandaria em Vialonga, Vila Franca de Xira. O edifício foi evacuado, tendo sido retiradas 38 pessoas, que aguardam agora que pela ventilação do espaço, para que possam regressar aos postos de trabalho.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Vialonga contactada pelo SAPO24 confirma a ocorrência, embora explique que não se trata de uma explosão, como foi inicialmente veiculado pela imprensa. No local, uma lavandaria industrial de roupas hositalares, estão 12 homens, apoiados por seis viaturas. O alarme foi dado às 11h59, segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
"Trabalham numa lavandaria e são todas senhoras com idades entre os 30 e 40 anos", adiantou fonte do INEM à agência Lusa. Às 15:30, segundo a mesma fonte, ainda se encontravam no local a prestar assistência.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, as vítimas foram transportadas para o hospital "por precaução, devido à irritação das vias respiratórias".
Os sintomas de intoxicação devem-se, de acordo com o CDOS, à fuga de um produto de limpeza ocorrida na empresa e que obrigou à retirada de 80 pessoas que se encontravam no seu interior, pelas 12:00.
O CDOS acrescentou à Lusa, cerca das 14:40, que há outras pessoas com a mesma sintomatologia e que estão a ser assistidas no local, também por precaução.
No local encontra-se uma dezena de operacionais apoiados por seis viaturas.
Comentários