Segundo a assessoria da SIBS, apenas alguns terminais poderão ainda estar a precisar de algum tempo para reiniciar, mas de forma generalizada o funcionamento da rede foi já normalizado.

A SIBS referiu que a origem do problema foi uma falha informática que necessitou de uma intervenção técnica para ser solucionada.

A situação foi confirmada à Lusa pela assessoria da SIBS, que explicou que o problema apesar de poder ter expressão nacional não implica que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcionasse e outra não.

Isto, porque a falha técnica afetou sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM tenham sido afetadas.

O problema afetou os pagamentos e levantamentos nas máquinas ATM (multibanco) e a plataforma eletrónica MB Way, que, apesar do formato digital, integra e está ligada à rede multibanco.

Fonte do apoio técnico da empresa, contactada pelo SAPO24, remete esclarecimentos para esta segunda-feira, uma vez que o departamento de comunicação não está a funcionar neste domingo.

[Notícia atualizada às 23:49]