Após a notícia de que a diretora-geral da Saúde está infetada com Covid-19 e se encontra em isolamento, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, afirmou ao jornal Observador que irá substituir Graça Freitas.

"Estou a substituir a Dra. Graça [Freitas] como autoridade de saúde nacional".

Rui Portugal acrescentou que está em curso uma "avaliação global de toda a situação e dos contactos que foram feitos". O objetivo é determinar quem tem de ser testado à Covid-19 e quem tem de entrar em isolamento.

Graça Freitas, a médica que sucedeu formalmente, em 2 de janeiro de 2018, a Francisco George na liderança da DGS (onde já exercia o cargo interinamente desde o ano anterior e onde antes já tinha sido subdiretora-geral) tem sido um dos principais rostos do combate à pandemia de covid-19 desde março.

Nas habituais conferências de imprensa, Graça Freitas tem apelado várias vezes à população para limitarem ao máximo os contactos físicos e adotarem as medidas de proteção, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos e a etiqueta respiratória.

Lembra também as regras que devem ser seguidas pelas pessoas que ficam em casa confinadas por estarem infetadas ou por terem estado em contacto com alguém que tenha testado positivo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.