A mudança refere-se aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho e surge depois de a empresa anterior, a Know Food, ter sido acusada de substituir alimentos anunciados nas ementas, falhar salários de cozinheiras e apresentar dívidas para com fornecedores de pão e legumes, o que a referida firma confirmou, justificando-o com dificuldades de liquidez motivadas por falhas nos pagamentos que também lhe eram devidos por parte do Estado.

Fonte da autarquia garante que isso "nunca colocou em causa a qualidade das refeições nem a quantidade de comida servida às crianças", mas diz que, dada a impossibilidade de acordo entre câmara e esse fornecedor, o atual executivo optou pela resolução do contrato e entregou agora o serviço à empresa Uniself, mediante "um procedimento de urgência por ajuste direto".

"Este formato de contratação foi justificado pela necessidade de assegurar a normalização do serviço antes do arranque do novo ano letivo", declarou Jorge Vultos Sequeira à Lusa, acrescentando, porém, que “está a ser preparado um concurso público para escolha de um fornecedor de acordo com os procedimentos habituais".

A proposta de mudança de fornecedor contou com a unanimidade de PS, PSD e CDS em reunião de câmara, o que para o chefe do executivo se deve ao objetivo comum de "proteger o interesse público e assegurar estabilidade num serviço que é essencial para as crianças do concelho".

Outra das preocupações da autarquia com liderança socialista foi "assegurar estabilidade salarial às cozinheiras que prestam serviços nas cantinas", pelo que a rescisão do contrato anterior e a contratação da Uniself é encarada como uma decisão "no momento certo, para não prejudicar o funcionamento do serviço durante o ano letivo".

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.