"A companhia aérea SATA Internacional - Azores Airlines informa que do total de 22 voos planeados para o dia de hoje foram cancelados, até às 16 horas locais, 6 voos, correspondentes às ligações Ponta Delgada / Frankfurt / Ponta Delgada; Lisboa / Ponta Delgada; bem como o voo circular Lisboa/ Terceira / Ponta Delgada / Lisboa", refere uma nota enviada às redações.

No comunicado enviado esta tarde para "ponto da situação" do terceiro dia de greve, a SATA acrescenta que "os passageiros afetados" por estes cancelamentos foram reacomodados em voos realizados durante o dia de hoje e em voos a ter lugar na segunda-feira".

"A estes passageiros foi prestada assistência em terra, nomeadamente, alojamento e refeições", salienta ainda a companhia aérea açoriana.

À semelhança dos dias anteriores, "e embora tenha sido possível garantir a realização da maioria dos voos programados", a companhia aérea açoriana assegura que "continua a alertar os seus passageiros para a possibilidade de se verificarem atrasos nas ligações, cancelamentos e congestionamentos nos aeroportos de partida, até ao final do dia de segunda-feira último dia deste primeiro período de greve" convocado pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

O sindicato apresentou um pré-aviso de greve para os dias 18, 19, 20 e 21 (segunda-feira) deste mês.

De acordo com o SNPVAC, a paralisação tem-se situado estes dias nos "80% de adesão", tendo uma fonte sindical reiterado à agência Lusa que "os voos estão a fazer-se com tripulações mínimas".

No sábado, o porta-voz da SATA explicou, no entanto, à Lusa que "ao nível de segurança estão definidos os quantitativos de tripulação mínima de cabine".

"É normal, mesmo em situações que não sejam de greve, efetuarem-se voos com tripulação mínima e de acordo com aquilo que está regulamentado", acrescentou.