O primeiro domingo de 2025 prevê-se ser bastante complicado no que a matéria de espera dos doentes em hospitais diz respeito.
Qual a notícia?
Seis serviços de urgência vão estar encerrados no domingo e outros 13 serviços estarão reservados a urgências internas e a casos referenciados pelo INEM e pela linha SNS24, segundo dados disponíveis no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Se este sábado se registam muitas horas de espera, para doentes urgentes, este domingo o cenário prevê-se pior ainda.
Onde se vão registar os piores problemas?
Os serviços encerrados no domingo situam-se maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, havendo apenas um no Centro, e são todos relativos a urgências de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo estarão encerrados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, conhecido como Amadora/Sintra, assim como o do Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro).
Também na região de Lisboa e Vale do Tejo estarão encerradas as urgências pediátricas do Hospital do Barreiro, de Hospital de Loures (Beatriz Ângelo) e do Hospital Distrital de Torres Vedras.
Na região Centro, segundo o site do SNS, estará encerrada a urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Santo André, em Leiria.
Haverá ainda 13 urgências reservadas para a urgências internas e a casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.
Assim, estarão condicionadas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos Hospitais de Santa Maria, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Beatriz Ângelo, Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, do Hospital Distrital de Santarém, Centro Materno Infantil do Norte.
Existem ainda outros serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia que estarão condicionados apenas durante algumas horas de domingo, como é o caso do Hospital de Vila Franca (entre as 9h00 e as 21h00), do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa (entre as 21h00 e as 0h00) e durante toda a noite dos Hospitais das Caldas da Rainha e Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes (ambos entre as 0h00 e as 9h00).
A urgência pediátrica do Hospital Amadora Sintra irá ter também dois momentos, entre as 0h00 e as 8h00 e novamente entre as 20h00 e as 0h00, em que estará a funcionar como “urgência referenciada”.
A Urgência Geral do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, também irá estar com acesso condicionado entre as 8h00 e as 0h00, segundo o site do SNS.
No domingo, estarão 186 urgências abertas.
E qual o cenário hoje em Lisboa?
Os doentes considerados urgentes estão a aguardar mais de quatro horas para serem atendidos nas urgências do Hospital Santa Maria, em Lisboa, segundo dados atualizados ao final da tarde de hoje.
Às 18h00, havia 36 pessoas nas urgências do maior hospital do país a quem foi atribuída uma pulseira amarela após a triagem, o que significava tratar-se de uma situação “urgente” mas que estava a implicar um tempo médio de espera para atendimento de 4h34, segundo informação disponibilizada no site do Serviço Nacional de Saúde.
*Com Lusa
Comentários