Dissipada a nuvem de fumo dos incêndios do Canadá, o IPMA prevê para esta sexta-feira céu pouco nublado ou limpo.

Está prevista uma pequena descida da temperatura mínima e ligeira subida da temperatura máxima, exceto no sotavento algarvio onde se prevê uma pequena descida. Faro será a terceira cidade mais quente, no continente, com máxima prevista para hoje de 34 ℃ e 20 ℃ de mínima. Évora vai aos 35 ℃ de máxima e 17 ℃ na mínima e Beja será a cidade mais quente, ao atingir os 36 ℃ de máxima e 16 ℃ de mínima.

É também esperado vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio até ao fim da tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h em especial durante a tarde.

Para a região da Grande Lisboa, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado (20 a 30 km/h) de norte/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, em especial junto ao Cabo Raso e durante a tarde.

Pequena descida da temperatura mínima que se vai fixar pelos 16 ºC e pequena subida da temperatura máxima, que sobe até aos 29 ºC.

No Grande Porto, espera-se céu pouco nublado ou limpo com vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, em especial junto à faixa costeira e durante a tarde.

Pequena subida da temperatura máxima que não deverá ultrapassar os 26 ℃, com mínima a descer aos 15 ºC.

As condições do mar, na Costa Ocidental, apontam para ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros. A temperatura da água do mar: 15/18ºC.

Na Costa Sul, teremos ondas de sudoeste com 1 metro e a temperatura da água do mar terá 21/23ºC.