“Até ao momento não foi rececionado qualquer pedido da Euronet para aceitar levantamentos da marca Multibanco”, disse, em comunicado, a SIBS.

De acordo com o grupo, caso uma entidade queira aceitar levantamentos da marca multibanco “terá que submeter um pedido formal à SIBS e também junto do Banco de Portugal”, de modo a que se avalie se a entidade cumpre todos os requisitos necessários, nomeadamente a “nível de segurança, resiliência e níveis de serviço”.

Em causa está o esclarecimento dado hoje pela Euronet sobre as comissões aplicadas a determinados cartões de débito de dupla funcionalidade para transações de levantamento de dinheiro nos ATMs.

“As comissões cobradas pelos bancos aos seus clientes em determinados cartões de débito/crédito de dupla funcionalidade, para transações de levantamento de dinheiro nos nossos ATM em Portugal, não são taxas que a Euronet cobra aos titulares dos cartões, nem são taxas que a Euronet realmente recebe no todo ou em parte”, referiu, em comunicado, a empresa.

Isto acontece porque o processamento dos cartões de dupla funcionalidade (débito e crédito) é realizado através de redes de formato internacionais, e estes são tratados como cartões de crédito em vez de cartões de débito nacionais e processados pelo Multibanco.

“Os ATM da Euronet não estão conectados à rede Multibanco, apesar dos vários pedidos à SIBS. A recusa da SIBS em permitir esta conexão é a razão pela qual esses cartões são processados pelas redes internacionais de cartões, o que leva os titulares de cartões portuguesas a pagar as taxas aos seus bancos”, indicou.

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