De acordo com um despacho hoje publicado, assinado pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, a renovação do cargo de Silvestre Lacerda, com efeitos a partir de 23 de julho, fundamenta-se “nos resultados obtidos na atividade até agora desempenhada”.

Esses resultados “evidenciam a existência de aptidão, experiência profissional e capacidade de direção adequadas ao exercício das respetivas funções, conforme relatório apresentado”, acrescenta o diploma.

Esta é a primeira renovação no cargo, que ocupa desde 2015 após um procedimento concursal para um período de cinco anos.

Antes disso, Silvestre Lacerda já estava ligado àquele organismo, tendo sido subdiretor-geral, entre 2012 e 2015, bem como diretor-geral de Arquivos e diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, desde 2005 até 2012.

Em despachos também hoje publicados, foram designados José Maria Sande e Castro Salgado e Bruno Duarte Mendes Eiras, para exercerem, em regime de substituição, os cargos de subdiretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com efeitos a 01 de agosto deste ano.

Estas designações surgem pela necessidade de ocupar um cargo que se encontra vago - até à designação de um novo titular, após procedimento concursal -, acautelando assim o normal funcionamento da Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), esclarecem os despachos.

José Maria Sande e Castro Salgado, de 63 anos, licenciado em História, exerce desde 2016 funções como técnico superior da direção de serviços de Bibliotecas, tendo sido anteriormente subdiretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, coordenador-adjunto da Comissão para o Inventário do Património Cultural Móvel e Vice-Presidente do Instituto Português de Arquivos.

Bruno Duarte Mendes Eiras, de 43 anos, é igualmente licenciado em História e é, desde 2017, diretor de Serviços de Bibliotecas na DGLAB.

Antes disso, Bruno Eiras foi coordenador do setor de Promoção da Leitura e das Literacias e da Comunicação na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), coordenador da Biblioteca Municipal de Algés, gestor do processo Rede de Bibliotecas Municipais no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Oeiras e coordenador dos Serviços de Apoio ao Leitor da RBMO.

Desempenhou ainda funções de técnico superior de Biblioteca e Documentação na Biblioteca do Instituto da Vinha e do Vinho do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, e é formador da Bolsa de Formadores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e do Município de Oeiras.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.