Em resposta a questões da Lusa, a STCP refere ainda uma subida das assinaturas mensais de 77% em maio para 82% no início de junho, altura da terceira fase de desconfinamento face à covid-19.
Quanto à comparação com o período pré-pandemia, a STCP regista agora 49% da procura existente em fevereiro (280 mil clientes diários), mês em que “a quota de assinaturas era de 86%”.
“Em junho, com a terceira fase de desconfinamento, e a consequente abertura de diversas atividades económicas, como restaurantes, superfícies comerciais, creches e pré-escolar, verifica-se um crescimento mais acentuado, com maior destaque para o período da tarde”, refere a STCP.
Desde que as validações foram reativadas, a 4 de maio (após a suspensão a 14 de abril, devido à covid-19), e até ao fim daquele mês, “a STCP transportou perto de 2,37 milhões”.
O número “corresponde a 33% da procura registada no mesmo mês do ano anterior, mas com uma evolução de crescimento ao longo de todo o mês, que se justifica pelo evoluir das fases de desconfinamento da pandemia”.
Assim, na primeira semana de desconfinamento, com início a 4 de maio, a empresa transportou uma média de cerca de 80 mil passageiros nos seus autocarros.
Na segunda semana de desconfinamento, o número subiu para 90 mil e, a partir de 18 de maio, aumentou para cerca de 105 mil.
Na quarta semana de desconfinamento (25 de maio), foram transportados cerca de 111 mil passageiros, um “crescimento de 37% face à primeira semana e de 6% face à semana anterior”.
A STCP destaca que “a oferta atual em modo autocarro”, nas suas 70 linhas, se situa “na ordem dos 95% de viagens normais aos dias úteis”, tendo retomado “a oferta a 100% nos horários de sábados, domingos e feriados”.
Mantêm-se a garantia de “cumprimento da lotação máxima das viaturas em dois terços da lotação definida pelo Governo para os transportes públicos”.
Atualmente, acrescenta a STCP, 33 das linhas funcionam com o horário “Normal” e 37 com o horário de “Férias Escolares”.
No sábado, foram reativadas as três linhas em modo Carro Elétrico: 1 (Infante-Passeio Alegre), 18 (Circular Massarelos-Carmo) e 22 (circular Carmo-Batalha).
De acordo com a empresa, “no último mês de atividade normal, em fevereiro [antes das restrições ligadas à covid-19], a STCP apresentou uma procura diária na ordem dos 280 mil passageiros por dia útil”.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 404 mil mortos, incluindo 1.485 em Portugal.
Portugal esteve entre 03 e 31 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários