“Neste momento, estão identificados 15 casos em participantes no congresso. Todos eles estão vacinados e a grande maioria está assintomática”, anunciou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia em comunicado, referindo que os restantes têm sintomas ligeiros.
O Congresso Nacional de Pneumologia, que decorreu entre quinta-feira e sábado num hotel em Albufeira, teve a participação de cerca de 1200 pessoas e os participantes tiveram de apresentar certificado digital de vacinação ou teste negativo.
Na segunda-feira, foram identificados alguns casos, sendo cinco pertencentes a um grupo próximo e os restantes esporádicos, “não sendo evidente a origem e o tempo de infeção”, de acordo com a informação divulgada.
A organização defende que, no recinto, foram cumpridas as medidas de prevenção da infeção recomendadas pela Direção Geral da Saúde: “Todos os participantes no congresso e todo o ‘staff’ envolvido na organização do evento apresentaram certificado digital ou teste negativo à entrada”.
Aguarda-se ainda o resultado dos testes efetuados a alguns contactos.
Lembrando que nos últimos dias se tem verificado um aumento do número de infeções em profissionais de saúde, a Sociedade aproveitou para reclamar a administração, “com urgência”, da dose de reforço da vacina nesta população.
Entre os médicos presentes no congresso estavam o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, e o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete crise da Ordem dos Médicos.
Comentários