“Como consequência das condições meteorológicas adversas na Ilha da Madeira, nomeadamente a ocorrência de ventos muito fortes, que podem colocar em causa a segurança dos voos, a TAP informa que a sua operação regular de e para o Funchal está a ser afetada”, é referido num comunicado da transportadora aérea nacional.

Devido a esta situação, a TAP pede “aos passageiros com voos de e para o Funchal que não se desloquem aos aeroportos”.

A TAP solicita ainda que os passageiros “consultem a informação sobre os seus voos através das agências de viagem, flytap.com ou ‘contact center’ da TAP” e que atualizem os contactos no endereço eletrónico https://www.flytap.com/pt-pt/gestao-da-reserva, “de modo a poderem ser contactados”.

Segundo fonte do aeroporto madeirenses, o vento forte impediu hoje todas as aterragens previstas, tendo alguns aviões divergido para a ilha do Porto Santo e Las Palmas.

Na quinta-feira, a ANA – Aeroportos de Portugal já tinha avisado que estavam previstos “constrangimentos” no movimento no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo entre os dias 05 e 08.

Nesse mesmo dia o Governo Regional da Madeira apelou ao setor do turismo e à Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) para a necessidade de uma “solução concertada” para responder à situação de previsão de condicionamento no aeroporto da ilha.

Numa nota divulgada na região, a secretaria da Economia, Turismo e Cultura madeirense defendeu a necessidade de preparação de “uma resposta articulada”, visando evitar “as situações que se viveram recentemente” no aeroporto da Madeira- Cristiano Ronaldo e que “abone a favor dos passageiros e da imagem do destino” turístico.

Alguns dos passageiros de voos que divergiram para a ilha do Porto Santo estão a chegar à Madeira utilizando a ligação marítima do navio Lobo Marinho que efetua viagens entre as duas ilhas.