O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado de nordeste.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 25, em Vila Real entre 18 e 34, em Viseu entre 16 e 34, em Bragança entre 18 e 35, na Guarda entre 18 e 33, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 36, em Portalegre entre 19 e 35, em Santarém entre 15 e 32, em Évora entre 16 e 38, em Beja entre 17 e 38 e em Faro entre 19 e 29.

Risco de exposição aos UV 'extremo' na Guarda e 'muito elevado' no resto do país

Durante os dias de hoje e de sexta-feira, todos os distritos de Portugal Continental — exceto Guarda — vão estar com risco ‘muito elevado’ (índice 10), sendo recomendado à população que tenha “cuidado” e que utilize “óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar”.

Para Guarda o alerta sobe para o máximo previsto, de risco ‘extremo’ (índice 11), que representa “perigo”, sendo recomendável evitar o mais possível a exposição ao sol e, preferencialmente, não sair de casa.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

Oito distritos do continente sob 'aviso laranja' a partir de sexta-feira devido ao calor

De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob ‘aviso laranja’, a partir das 12:00 de sexta-feira, até às 04:00 de domingo, devido às temperaturas elevadas que se vão fazer sentir.

Por enquanto o nível de alerta para estes distritos ainda é amarelo, à semelhança do que se passa com o resto do país, à exceção de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e ilhas, onde o aviso é verde, representando ausência de qualquer risco previsível.

O ‘aviso laranja’, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o ‘aviso amarelo’ alerta para risco em “determinadas atividades dependente da situação meteorológica”.