A resolução, apresentada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dionísio da Costa Babo, estabelece a atribuição de uma verba, cujo valor não foi divulgado, para compra de equipamento, vestuário e adaptação de espaços físicos específicos para diagnóstico de eventuais casos clínicos, segundo comunicado do Conselho de Ministros.

As medidas aprovadas, prossegue o comunicado, preveem igualmente que essa verba possa ser usada também “para suportar despesas com a retirada de cidadãos timorenses residentes nas zonas críticas da província chinesa afetada e com a sua deslocação para as cidades de Pequim ou Xangai, estadia ou outras relacionadas”.

Sem indicar o número de timorenses, estudantes ou outros, que atualmente se encontram na zona afetada, a resolução do Conselho de Ministros, determina a “aquisição urgente” de termómetros e equipamentos de proteção individual “para reforço do controlo e identificação de casos suspeitos nos postos de passagem fronteiriços”.

A Resolução do Governo refere ainda que, perante casos suspeitos de doença, será assegurada a existência de áreas de isolamento nos postos de fronteira até ao transporte para o Hospital.

O Governo timorense tinha já anunciado há uma semana estar as implementar medidas preventivas, incluindo a verificação da temperatura dos visitantes nas fronteiras do país, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, que causou 132 mortos desde o final do ano.

A China atualizou para 132 mortos e mais de 5.900 infetados o balanço do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

O número de infeções pelo novo coronavírus já ultrapassou as registadas durante a epidemia de SARS, que atingiu os 5.327 casos entre novembro de 2002 e agosto de 2003.

Na Alemanha, as autoridades de saúde confirmaram mais três casos de contágio pelo novo coronavírus (2019-nCoV) detetado na China, aumentando para quatro o número de contagiados naquele país. A Alemanha é o segundo país na Europa afetado pelo surto, depois de França.

Além do território continental da China, de França e Alemanha, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália e Canadá.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.