A mesma fonte indicou à agência Lusa que o trânsito na autoestrada 12 (A12) esteve cortado desde cerca das 17:40, por "não haver condições de visibilidade", devido ao fumo de um incêndio em mato que deflagrou na freguesia de Pinhal Novo, concelho de Palmela, distrito de Setúbal, tendo a "reabertura total da via" ocorrido às 19:24.
Já o comandante distrital de Proteção Civil de Setúbal, Elísio Oliveira, indicou como um dos motivos para o corte de trânsito o facto de as pessoas terem feito inversão de marcha na autoestrada.
"As pessoas não devem ter este tipo de atitude, colocam em risco a sua vida e a vida dos outros", adiantou.
Segundo Elísio Oliveira, o incêndio foi considerado dominado às 19:14.
Cerca das 18:00, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil disse à Lusa que o corte de trânsito foi provocado por um incêndio em mato, que "tendo em consideração o combustível produziu uma massa densa de fumo" que, devido ao vento, atingiu a A12.
Segundo a mesma fonte, devido à reduzida visibilidade, algumas pessoas deverão ter-se assustado e iniciaram inversão de marcha, tendo sido de imediato enviado para o local equipas da Brisa e da Brigada de Trânsito da GNR para "auxiliar nesta manobra".
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o alerta para este incêndio foi dado às 16:10, tendo sido mobilizados 94 operacionais, apoiados por 32 viaturas e dois meios aéreos.
Comentários