O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou hoje "todos os anos morre nas estradas portuguesas um conjunto de pessoas equivalente a três aviões que caíssem”. Segundo Rui Ribeiro, que participou hoje nas ações em Évora para assinalar o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, a sinistralidade rodoviária “é uma consciencialização de cada um” e “de todos”.

“Continuamos a conviver com esta pandemia [da sinistralidade rodoviária] com alguma tranquilidade e, efetivamente, cabe a cada um de nós, cabe a todos nós, zelar pela proteção das nossas vidas, das pessoas que amamos e vão connosco no carro e dos outros”, avisou.

Rui Ribeiro frisou aos jornalistas que é preciso essa atenção, apesar de a sinistralidade rodoviária estar “a diminuir consistentemente em termos de vítimas mortais nos últimos anos”.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada foi assinalado hoje, tendo as comemorações nacionais incluído, em Évora, diversas iniciativas, como uma concentração na Praça do Giraldo e marcha lenta até ao Jardim da Memória, com uma sessão solene.

A efeméride fica este ano marcada pelo lançamento oficial da petição “Cidades Seguras para Todos”, que pede a redução da velocidade máxima nos centros urbanos dos atuais 50 para 30 quilómetros/hora.

“A redução de 50 para 30 quilómetros/hora da velocidade nas localidades nas zonas com peões é importante e pode ajudar a reduzir a sinistralidade”, além de que “o tempo de reação é completamente diferente e, por isso, pode reduzir o impacto na saúde de eventuais atropelamentos”, defendeu Filomena Araújo, presidente da GARE, uma das assoicações que organizaram a marcha.

O presidente da ANSR também considerou que esta é uma questão “fundamental e importante”, que deve avançar, mas em conjunto com “medidas de acalmia do trânsito nas estradas”, para impedir prevaricações da parte dos condutores. “A probabilidade de sobrevivência a um atropelamento a 30 quilómetros por hora é cerca de 80%, o que quer dizer que oito em cada 10 pessoas sobrevivem”, enquanto o cenário “quase que se inverte” num acidente a 50 quilómetros por hora: “A probabilidade de sobreviver é de 10%, ou seja, nas mesmas 10 pessoas, uma sobrevive”, exemplificou.

Segundo o relatório de sinistralidade rodoviária publicado em agosto pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre janeiro e agosto, registaram-se 17.668 acidentes com vítimas no continente, dos quais resultaram 242 vítimas mortais, 1.261 feridos graves e 20.630 feridos leves. A ANSR avançou que as vítimas mortais diminuíram 5,5% (menos 14) em relação ao período homólogo de 2020, mas os acidentes com vítimas aumentaram 3,7% (mais 629), os feridos graves subiram 4,6% (mais 55) e os feridos ligeiros subiram 4% (mais 784).

Enquanto tirava a carta, entre as curvas saloias e as largas avenidas de Lisboa, o meu instrutor ia avisando: Pedro, mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto. É uma daquelas frases feitas, um daqueles clichés que ficam bem. Mas é talvez uma das mais sérias verdades a que devemos estar atentos na estrada — seja em que modo de locomoção for. Nada justifica não respeitar os outros condutores, os ciclistas, os peões. O espaço é de todos, com direitos e deveres para cada um, mas sobretudo deve ser palco da empatia.

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