Ricardo Toscano, comissário da Divisão Policial da Amadora, explicou que a operação - caracterizada pelas autoridades como de “grande envergadura” - é o culminar de uma investigação que estava a decorrer desde março.

Em comunicado, a PSP referiu, posteriormente, que as buscas são decorrentes de duas investigações em curso, tuteladas pelo Departamento de Investigação e Ação Criminal da Amadora, que visam investigar desavenças e rixas com recurso a armas de fogo, ocorridas nos meses de fevereiro e março em bairros do concelho.

Em causa nesta investigação estão “contendas familiares, com situações de disparo de armas de fogo, resultando em indivíduos feridos”, de acordo com Ricardo Toscano.

“A operação decorreu na Amadora e em Loures, tendo sido feitas cinco buscas domiciliárias, quatro na Amadora e uma em Loures, das quais resultaram três homens detidos e cinco armas apreendidas”, disse o responsável.

No comunicado, a PSP avançou terem sido apreendidas 300 munições de diversos calibres e 14 mil euros, acrescentando que as autoridades deram cumprimento “a cinco mandados de buscas domiciliária e três não domiciliárias”.

No total, foi possível aprender três espingardas calibre 12 mm (uma delas dada como furtada em Santarém), um revólver de 32 polegadas e uma pistola 7.65 mm.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 28 e os 58 anos, vão ser presentes na quinta-feira no Tribunal Judicial da Amadora para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

No terreno estiveram equipas de investigação criminal, de prevenção e reação imediata e de intervenção rápida, além dos agentes da Divisão Policial da Amadora, coadjuvados pela Unidade Especial de Polícia, com as valências do Corpo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico.

(Notícia atualizada às 13:28)

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.