As autoridades confirmaram que a ação dos assaltantes em Araçatuba, uma cidade na região noroeste do estado de São Paulo com cerca de 200 mil habitantes, durou algumas horas, envolveu reféns, tiroteios, explosivos, uso de um drone e grande violência perpetrada pelos criminosos aquando da fuga.

Segundo os ‘media’ locais, dois moradores e um assaltante foram mortos. Outros dois suspeitos de envolvimento nos crimes acabaram presos. Há ainda informação de que quatro homens feridos foram transportados para receber tratamento médico.

Transeuntes e automobilistas foram abordados pelos assaltantes e acabaram por ser usados como reféns para manter a polícia distante. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte da ação dos assaltantes, que espalharam o terror na cidade e que surgem a usar reféns como "escudo humano" e presos nos tejadilhos dos carros no momento da fuga.

O prefeito de Araçatuba, Dilares Borges, disse em entrevista á rádio CBN que “foi uma noite de terror” e confirmou as três vítimas mortais, que ainda não foram identificadas.

“Em poucas horas devemos ter resultados positivos com a prisão de parte dessa quadrilha”, frisou o prefeito de Araçatuba, que suspendeu as aulas na cidade e pediu que a população ficasse em casa.

Ações semelhantes a esta têm sido perpetradas nos últimos anos em várias cidades do interior do Brasil por grupos fortemente armados e organizados que semeiam o terror para a realização de roubos.