O anúncio foi feito na conta oficial do Twitter de Donald Trump, agendando o comunicado para as 15h locais (20h, em Lisboa).

O Governo norte-americano está em encerramento parcial devido ao "braço de ferro" entre Donald Trump, que defende a obtenção de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e a oposição dos democratas relativamente a esta decisão.

O impacto das cerca de quatro semanas de ‘shutdown’ está a ser sentido em todo o país.

Cerca de 800 mil funcionários públicos não receberam salário, o que aumentou as ansiedades relativas ao pagamento de crédito imobiliário e outras contas, e metade deles não está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

Donald Trump e Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes, encontram-se envolvidos num impasse, com o Presidente a recusar assinar o orçamento de diversas agências federais enquanto o Congresso não aprovar o financiamento de um muro ao longo de toda a fronteira com o México, com um valor estimado de 5,7 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros).

Trump assegura que não reabre o governo enquanto não tiver o dinheiro para o muro.

Os democratas dizem que são a favor de medidas para reforçar a segurança fronteiriça, mas opõem-se ao muro.

Neste momento não existem negociações entre ambas as partes.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.