O “Primeiro Folio”, impresso em 1623, sete anos após a morte de Shakespeare, é a primeira coleção de obras do famoso dramaturgo britânico, é composto por 36 peças, incluindo 18 que não tinham sido impressas anteriormente, como “Macbeth”, “Twelfth Night” e “Julius Caesar”, é considerado um dos livros mais importantes da literatura inglesa.

Francisco Mota Saraiva junta-se ao É Desta Que Leio Isto no próximo encontro, marcado para dia 24 de abril, uma quinta-feirapelas 21h00. Consigo traz "Morramos ao menos no Porto", publicado pela Quetzal.

Para se inscrever basta preencher o formulário que se encontra neste link. No dia do encontro vai receber, através do WhatsApp — no nosso canal —, todas as instruções para se juntar à conversa. Se ainda não aderiu, pode fazê-lo aqui. Quando entrar no canal, deve carregar em "seguir", no canto superior direito, e ativar as notificações (no ícone do sino).

"Morramos ao menos no porto" pediu o título emprestado a Séneca e venceu o Prémio José Saramago no final de 2024. É "um romance que abala os fundamentos da narrativa clássica, um fogo que alastra até consumir todas as suas personagens e que revela o seu autor como uma voz poderosa na literatura portuguesa".

Pode ler um excerto aqui.

Dos cerca de 750 exemplares que se pensa terem sido impressos nesta edição, foram registados cerca de 235 em todo o mundo.

Uma nova edição em 1632 deu origem ao “Segundo Folio”, que contém alterações à primeira.

O “Terceiro Folio”, com sete peças adicionais, foi publicado em 1664 e é considerada a mais rara: pensa-se que muitos exemplares terão desaparecido no Grande Incêndio de Londres, em 1666.

O “Quarto Folio” seguiu-se em 1685.

A posse de um conjunto dos quatro fólios, um sonho para os bibliófilos, está a tornar-se cada vez mais difícil, dada a escassez de exemplares em mãos privadas, salienta a Sotheby's.

O conjunto que será vendido a 23 de maio, avaliado entre 3,5 milhões e 4,5 milhões de libras (4 milhões e 5,2 milhões de euros), foi reunido em 2016.

Os quatro folios foram oferecidos pela última vez num único lote pela Sotheby's New York em 1989, segundo a casa de leilões.