De acordo com o jornal britânico The Guardian, a estátua foi colocada em Trujillo, na região norte do Peru, no início do ano. Apesar das suas dimensões poderem provocar espanto, risos ou indignação, o monumento é uma representação fidedigna da cultura Moche pré-colombiana que nesta zona existiu entre 150 e 700 d.C.
Criada a partir de fibra de vidro vermelha, e simbolizando um totem de fertilidade desses tempos idos, a estátua, apesar do seu pendor cultural, já foi atacada por vândalos, que fizeram um buraco na zona do pénis e, alegadamente, dispararam tiros para o ar quando fugiram.
Esta mácula no monumento é o desenlace da tensa relação que tem causado: colocada junto de um sítio arqueológico, tem atraído muitos turistas, mas tem também provocado indignação junto de alguns membros da comunidade local, que a consideram ofensiva ou inapropriada para crianças.
Arturo Fernández Bazán, governante do distrito de Moche, onde se localiza Trujillo, informou os meios de comunicação locais que "às duas da manhã, três criminosos encapuzados detiveram o segurança de serviço e apontaram-lhe uma faca ao pescoço para impedi-lo de chamar ajuda e dois deles danificaram o falo".
Apesar deste episódio, Fernández Bazán garante que não só se mantém irredutível na decisão de colocar a estátua no local, como vai espalhar mais trinta ao longo do circuito arqueológico para homenagear a cultura Moche — um terço deles vai representar atos eróticos ou nascimentos.
"Na nossa cultura Moche, este tipo de objetos de cerâmica não era considerados eróticos, mas sim representações divinas", explicou o governante.
A ministra da Cultura do Peru, Gisela Ortiz, já reagiu ao caso da estátua, comentando que "a ideia de que crianças não devem vê-la ou que é demasiado ofensiva pertence à era do obscurantismo".
"Nós, como peruanos, devíamos todos ter orgulho da nossa herança diversa, incluindo a sexual ou erótica, que é inerente aos seres humanos", disse ao The Guardian, adiantando que, apesar da violência contra o segurança ser injustificada, talvez seja necessário dar mais contexto da significância cultural da estátua para evitar futuras controvérsias.
Comentários