“Nestes tempos de tensão internacional e regional, o Kuwait é uma voz sábia e uma força de paz, tornando-se nosso parceiro natural”, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, ao inaugurar a nova delegação da UE no Kuwait.
Esta é a terceira delegação da UE num país do Golfo, depois das que foram abertas em Riade, em 2004, e Abu Dhabi, em 2013.
“Esta também é uma mensagem para toda a região. A União Europeia está a aumentar a sua presença e o seu compromisso com o Médio Oriente”, disse Mogherini na cerimónia, na presença de sua homóloga kuwaitiana Sheikh Sabah al-Khaled Al-Sabah.
“O que está a ocorrer no Golfo é importante para a Europa, e o que está a acontecer para a Europa é importante para o Golfo”, salientou a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.
A região do Golfo é atormentada por várias crises devido ao risco de escalada entre o Irão, por um lado, e os Estados Unidos e seus aliados regionais — a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos –, por outro.
Ao contrário de Riade e Abu Dhabi, o Kuwait mantém relações cordiais com Teerão.
Comentários