“São 1.176 os alunos colocados na UBI no âmbito da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Este número corresponde à ocupação de 90% por cento das vagas iniciais deste ano (1.307) e mantém a UBI acima da fasquia dos 1.100 novos estudantes pelo quarto ano consecutivo”, aponta esta universidade do distrito de Castelo Branco em nota de imprensa.
Na análise dos resultados, a instituição refere que perdeu dez alunos relativamente ao ano passado, mas também ressalva que esse foi o ano em que houve um maior número de candidatos a nível nacional, desde 2010.
Assim, “comparado com 2016, ano em que o número de candidatos foi análogo ao deste ano, a UBI coloca mais 108 alunos”,salienta.
No que se refere à percentagem de colocações na primeira fase, a UBI lembra que se mantém na lista das instituições que atinge os 90%, “grupo quase exclusivamente constituído por instituições de ensino superior do Litoral e num ano em que abriu mais 62 vagas”.
“A UBI, cujas vagas representam 2,58% da oferta nacional, tem 2,67% dos colocados. Destaque ainda para o aumento das colocações em primeira opção, a que corresponderá um aumento do número de matrículas efetivas”, aponta a informação.
Segundo o referido, a UBI preencheu a totalidade das vagas em 18 cursos, sendo que Medicina registou as notas mais altas do último colocado, com 174,3 valores, seguindo-se Engenharia Aeronáutica (162,2) e Ciência Política e Relações Internacionais (149,5).
A nova licenciatura da UBI, Engenharia e Gestão Industrial, tinha 22 vagas iniciais e colocou já 18 alunos, com nota de candidatura acima dos 124,5 valores.
A UBI lembra que para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso tem já disponíveis as vagas sobrantes, num total de 140.
Comentários