Em causa está uma decisão de agosto da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), tutelada pelo Ministério da Saúde, de encerrar o SAC da Póvoa de Santa Iria, que funcionava nos dias uteis no centro de saúde local das 20:00 às 22:00.

Esta tarde, durante a reunião do executivo, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, referiu que a autarquia teve uma reunião com a administração da ARSLVT para discutir a reabertura o SAC da Póvoa de Santa Iria.

“Foi uma reunião muito construtiva e estamos esperançados que este assunto se resolva no mais curto espaço de tempo. Percebemos também que aquilo que esteve por detrás do encerramento foram questões políticas e não técnicas”, sublinhou.

Nesse sentido, o autarca manifestou toda a disponibilidade do município para cooperar com a ARSLVT.

“Existe toda a disponibilidade para cooperarmos em alguns domínios de propostas que nos foram apresentadas, sempre com a convicção de que a situação normalizada.

O SAC da Póvoa de Santa Iria foi encerrado em agosto e desde então os utentes daquilo serviço passaram a ter de se deslocar à cidade vizinha de Alverca.