Xi Jinping, presidente da China, estará na Rússia na próxima semana, confirmou esta sexta-feira o seu governo, através do Ministério das Relações Exteriores. Há já várias semanas que se falava na hipótese do líder chinês deslocar-se a Moscovo, tendo sido agora confirmadas as datas.
"A convite do presidente Vladimir Putin da Federação Russa, o presidente Xi Jinping fará uma visita de Estado à Rússia de 20 a 22 de março", disse o ministério em comunicado.
Também o Kremlin já reagiu a esta visita, confirmando a mesma e salientado que Xi Jinping estará em Moscovo para aprofundar a "cooperação estratégica" com a Rússia.
"Vladimir Putin e Xi Jinping discutirão o aprofundamento da parceria exaustiva e a cooperação estratégica entre a Rússia e a China", salientou o governo russo, confirmando também a assinatura de "importantes documentos bilaterais".
A última visita do Presidente da China à Rússia foi já em 2019, embora ambos os líderes se tenham encontrado já no ano passado, quando Putin esteve em Pequim durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.
De acordo com outras informações, Xi Jinping também deverá falar com Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, nas próximas semanas, num encontro virtual.
Comentários