"A tirania avança mais rápido que as democracias", acrescentou Zelensky, num discurso gravado em vídeo para o Fórum Económico Mundial, reunido esta semana na Suíça.

"O tempo que o mundo livre usa para pensar é usado pelo estado terrorista para matar", disse Zelensky, antes de uma reunião de fornecedores de armas ocidentais à Ucrânia, que se realizará na Alemanha, na sexta-feira.

"O mundo não deve hesitar", acrescentou. "A mobilização do mundo deve superar a próxima mobilização militar do nosso inimigo comum."

Líderes e ministros da Finlândia, Lituânia, Polônia e Reino Unido juntaram as suas vozes nos últimos dias a um clamor crescente para que Berlim aprove a exportação de tanques Leopard, de fabrico alemão, para a Ucrânia.

Os apoiantes da Ucrânia devem encontrar-se na base militar de Ramstein, administrada pelos Estados Unidos, na Alemanha, na sexta-feira.

"Espero que seja muito positivo para a Ucrânia. Extra-oficialmente, tenho sinais muito bons e positivos", disse o autarca de Kiev, Vitali Klitschko, à AFP nesta quarta-feira.