O patinador foi escolhido pelas "conquistas históricas" e por "dar esperança e coragem à sociedade", disse o porta-voz do Governo Yoshihide Suga. Com 23 anos, Hanyu é o mais jovem japonês a ser distinguido com este prémio, atribuído pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe.

"A decisão foi tomada por unanimidade por especialistas de várias áreas", acrescentou.

Hanyu é também o primeiro patinador artístico, em seis décadas, a alcançar medalhas de ouro em dois Jogos Olímpicos consecutivos, depois das vitórias Jogos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro passado, e de Sochi, na Rússia, em 2014.

O primeiro-ministro japonês irá condecorar o atleta numa cerimónia marcada para 02 de julho próximo.

O Prémio de Honra do Povo Japonês é atribuído desde 1977 a cidadãos japoneses ou estrangeiros por conquistas no mundo do desporto, entretenimento e cultura.

Entre os vencedores mais notáveis da história estão o cineasta Akira Kurosawa, que assinou mais de 30 filmes, e o ilustrador Machiko Hasegawa, responsável pela 'manga' [banda desenhada japonesa] "Sazae-san", publicada no Japão há quase 30 anos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.