A jogar em casa do rival, os ‘gunners’ beneficiaram da infelicidade do guarda-redes adversário Hugo Lloris e consequente autogolo para ficar vantagem, aos 14 minutos, que foi dilatada pelo norueguês Martin Odegaard (36), depois de um bom remate rasteiro à entrada da grande área.

No Arsenal, o defesa luso Cédric Soares não constou na ficha de jogo, na qual esteve Fábio Vieira, que entrou em campo no período de descontos.

Com este triunfo, o Arsenal passa a somar 47 pontos na liderança, contra os 39 do Manchester City (segundo colocado) e 39 de Newcastle (terceiro) e Manchester United (quarto). Os ‘spurs’ são quintos, com 33.

Mais cedo, o Fulham, de Marco Silva, foi derrotado nos últimos minutos em Newcastle (1-0), enquanto um golo do alemão Havertz permitiu ao Chelsea bater o Crystal Palace (1-0) e regressar aos triunfos na prova.

Em St. James’ Park, o encontro da 20.ª ronda da Premier League parecia que iria terminar com um ‘nulo’ sem golos, mas mesmo em cima do apito final, o sueco Alexander Isak ‘saltou’ do banco para fazer o único tento, aos 89.

O Fulham poderia até ter saído do norte de Inglaterra, provavelmente, com pontos, não fosse o ponta de lança sérvio Mitrovic ter visto um golo marcado por si, da marca do castigo máximo, ser anulado, por ter dado dois toques na bola na altura da conversão, quando o resultado ainda estava a zeros.

Os ‘cottagers’, que tiveram o internacional português João Palhinha durante os 90 minutos, seguem em sexto lugar, com 31.

À mesma hora, um golo do germânico Kai Havertz, aos 64 minutos, revelou-se suficiente para o Chelsea bater em casa o Crystal Palace, num desafio que não teve o português João Félix nos anfitriões, depois de ter sido expulso com um cartão vermelho direto na quinta-feira.

Depois de três encontros sem vencer, os ‘blues’ ocupam agora o 10.º posto e colaram-se ao Liverpool (nono), com os mesmos 28 pontos. O Palace é 12.º, com 22.