Marcelo agradece “em nome de Portugal e dos portugueses”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Pedro Pichardo pela conquista da medalha, destacando a melhor participação portuguesa de sempre.

“Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal”, refere uma mensagem publicada do sítio oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, “em nome de Portugal e dos portugueses”, o desempenho do atleta do Benfica.

Costa diz que Pichardo “voou para o ouro”

“Pedro Pichardo voou para o ouro num triplo salto histórico e inesquecível que nos enche de emoção e alegria. O melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos e um enorme orgulho para todos nós”, disse o primeiro-ministro numa mensagem na rede social Twitter.

António Costa deu os parabéns a Pedro Pichardo, referindo que “cada centímetro é ouro, mas também muito trabalho”.

Pichardo “honra o país que o acolheu e fez seu” 

“Competindo com as cores de Portugal, Pedro Pablo Pichardo honra o país que o acolheu e fez seu, sendo merecedor do reconhecimento de todos os portugueses”, lê-se num comunicado de Eduardo Ferro Rodrigues.

Felicitando Pedro Pichardo pela “conquista da medalha de ouro, no triplo salto”, o presidente da Assembleia da República frisa que se trata da “quarta medalha alcançada pela delegação portuguesa" nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, "o que constituí a melhor prestação de sempre de Portugal em olimpíadas”.

"17,98m de orgulho gigante!"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, felicita Pedro Pichardo por ter sido “um colosso no estádio”. O ministro que tutela o Desporto destaca o privilégio que será ouvir a A Portuguesa em Tóquio 2020.

Presidente da federação de atletismo está "orgulhoso" de Pichardo

“Quando se chega ao primeiro lugar do pódio, que é o título eterno de campeão olímpico, naturalmente que estou como a maioria do povo português, extremamente contente e orgulhoso deste resultado”, destacou Jorge Vieira.

Mais do que um resultado do atletismo, “é um resultado do desporto português”, afiançou, e considerou que o ouro, como outros resultados já alcançados na capital nipónica, são importantes para o país “valorizar um setor que tantas vezes é desvalorizado” em Portugal.

“São estes resultados, cremos, que vão despertar a atenção, em geral, das famílias, mas das entidades que nos têm de apoiar. Se conseguimos estes resultados com apoios que são muitas vezes insuficientes, o que poderíamos conquistar com apoios mais significativos”, questionou.

Para Jorge Vieira, com outro “apoio e trabalho” Portugal poderia “recuperar dos atrasos acumulados ao longo de muitas décadas, de muitos Jogos Olímpicos” para outras nações da mesma dimensão, até porque há “um potencial grande que precisa de ser alimentado com muito mais recursos”.

“Neste momento, destaco o enorme prazer e felicidade com estes resultados. Chegarmos ao topo, com o quinto título olímpico, para mim pessoalmente, ao longo da minha vida a representar a modalidade, é um prazer e uma felicidade ímpar”, declarou.

O Benfica, o clube de Pedro Pichardo, também já deu os parabéns ao atleta

“Parabéns Pichardo”, escreveu igualmente o Benfica no Twitter, explicando depois no seu site oficial que o atleta, de 28 anos, bateu o recorde nacional e foi “avassalador” na final do triplo salto, com a segunda melhor marca de sempre na história dos Jogos Olímpicos.

Já o presidente do Benfica, Rui Costa, fala num "momento histórico".

“Sei o quanto desejavas esta medalha e o quanto te dedicaste arduamente para assinar este momento histórico, que a todos os portugueses faz vibrar de orgulho e emoção. Que salto! Que saltos, Pedro!!! Ver-te enrolado na bandeira portuguesa, de sorriso aberto, a saborear este título de campeão olímpico envaidece todos os benfiquistas”, refere Rui Costa, numa mensagem divulgada no sítio oficial do clube.

O presidente dos ‘encarnados’ deixou a Pichardo uma palavra de agradecimento “em nome de todos os benfiquistas”, referindo que é “uma honra” ter o atleta a representar o Benfica.

“Melhor marca mundial do ano, recorde nacional e segunda melhor marca de sempre em Jogos Olímpicos. Notável! Parabéns, Pedro Pablo Pichardo! A tua ambição é um exemplo para todos no Sport Lisboa e Benfica. Um salto que fica para sempre e vinca a excelência do Projeto Olímpico do Clube, um caminho em que cada vez mais acreditamos”, frisou Rui Costa.

O FC Porto também já deu os parabéns ao atleta nacional

Bingo para Portugal

“Muitos parabéns, Pedro”, lê-se na publicação temporária de Nelson Évora, na sua página oficial na rede social Instagram, acrescentando “bingo para Portugal”, aludindo à conquista da quarta medalha lusa, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, em Tóquio2020.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.