A seleção anfitriã será um dos dois primeiros do grupo A, depois de ganhar à República Democrática do Congo por 2-0, no mesmo dia em que o Uganda empatou com o Zimbabué, 1-1.
Também hoje, mas para o grupo B, a Nigéria foi francamente afortunada e ganhou 1-0 à Guiné-Conacri, num jogo muito dividido. Com o Madagascar-Burundi por jogar na sexta-feira, também é certo que nigerianos já não caem abaixo do segundo lugar.
No Cairo, no jogo grande do dia e que encerrou o programa, os egípcios foram bem superiores aos congoleses, chegando ao intervalo a ganhar por 2-0, não permitindo depois uma reação consistente ao adversário.
Como se antecipava, Mohamed Salah foi decisivo, sempre desequilibrador e autor de um magnífico golo aos 43 minutos, a fixar o 2-0. Recebeu um passe longo de Trézéguet, ganhou posição de remate sobre a defesa e atirou colocado, fora do ângulo defendido pelo guarda-redes.
Muito bem apoiado pelo seu público, o Egito já tinha feito um golo aos 25, através de Ahmed El Mohamady.
Mais cedo, e também no Cairo, o Uganda 'consentiu' um empate ante o Zimbabué, continuando no entanto a ser favorito para se manter em prova - chega aos quatro pontos, contra um do Zimbabué e zero da República Democrática do Congo, pelo que é quase certo que, mesmo que perca o último jogo, seja um dos melhores terceiros.
Okwi adiantou os ugandeses, aos 12 minutos, e Billiat empatou aos 40, não se registando mais golos até ao final da partida.
Em Alexandria, a Nigéria teve francas dificuldades ante a Guiné, mas acabou mesmo por ficar com os três pontos e o 'carimbo' da passagem à ronda seguinte. Bastou o golo do central Kenneth Omeruo, a passe do Simon, no minuto 73 de jogo.
Com o Madagascar-Burundi ainda por jogar, a Nigéria tem seis pontos, contra um de Madagascar e Guiné e zero do Burundi.
Sexta-feira joga-se também a segunda jornada do grupo C, com o Senegal-Argélia e o Quénia-Tanzânia.
Comentários