O aventureiro, de 34 anos, conseguiu dar a volta ao mundo de bicicleta em 78 dias, 14 horas e 14 minutos, segundo o livro Guinness dos recordes.

A jornada em duas rodas teve início na cidade francesa de Paris a 2 de julho, tendo chegado esta segunda-feira pouco antes das 19h00 ao Arco do Triunfo, em plena "hora de ponta".

"Fui além do que já havia feito, física e mentalmente", declarou o ciclista finda a viagem, onde tinha à sua espera a mulher e as duas filhas, assim como um grupo de fãs.

"Foram, sem dúvida, os dois meses e meio mais longos da minha vida", acrescentou, enquanto posava ao lado da sua mãe e agente, Una Beaumont.

O recorde anterior remontava a 2015 e fora estabelecido pelo neozelandês Andrew Nicholson, em 123 dias.

No entanto, esta não foi a primeira vez que o britânico fez este percurso ou se aventurou numa façanha deste género. Em 2008, Mark Beaumont já tinha feito a volta, mas havia demorado 195 dias.

No livro "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de de Júlio Verne, Phileas Fogg demorou 80 dias para realizar a travessia, com a ajuda preciosa de comboios e barcos. Por seu turno, Mark Beaumont cruzou os oceanos Atlântico e Pacífico de avião, e completou o resto do trajecto de bicicleta.

O ciclista teve que pedalar 16 horas por dia para percorrer os 29.000 quilómetros necessários para completar o desafio.