O dérbi, em Alvalade (21:30), assume proporções quase decisivas para as ‘águias’, que ocupam o terceiro lugar, com 33 pontos, menos seis do que os ‘leões’ (39), que lideram o campeonato e ainda não averbaram qualquer desaire na prova.

Em caso de triunfo, o Sporting ‘cava’ um ‘fosso’ de nove pontos para o rival, deixando-o numa situação frágil, embora matematicamente ainda passível de recuperação. Caso o dérbi termine com um triunfo benfiquista, a diferença ficará reduzida a três pontos e a luta pelo topo será relançada, face à proximidade do FC Porto (35), mas também do Sporting de Braga (30 pontos).

Se os ‘verdes e brancos’ não poderão contar com o médio Palhinha, que viu o quinto amarelo no Bessa, os ‘encarnados’ continuam a sofrer os efeitos do surto do novo coronavírus que atingiu a equipa e estarão privados do técnico Jorge Jesus, que se encontra a recuperar da covid-19.

Antes, às 19:00, o FC Porto, segundo classificado, recebe o Rio Ave, num encontro que marcará a estreia do regressado Miguel Cardoso ao banco dos vila-condenses. Os ‘dragões’ vão procurar tirar dividendos do dérbi, sejam eles a aproximação à liderança ‘leonina’, a ‘fuga’ ao Benfica ou até ambos.

De ‘olho’ em Alvalade estará também o Sporting de Braga, que visita o Moreirense, a partir das 19:45. Os ‘arsenalistas’, que ocupam o quarto lugar, podem igualar provisoriamente o Benfica no terceiro posto, caso superem o duelo diante do vizinho minhoto.

O primeiro embate do dia inicia-se às 17:00 (hora continental), nos Açores, onde o Santa Clara, nono classificado, com 18 pontos, recebe o Belenenses SAD, que tem menos três.

Programa da 16.ª jornada:

- Sábado, 30 jan:

Nacional — Famalicão, 2-1.

Tondela — Farense, 2-0.

Portimonense — Boavista, 1-2.

- Domingo, 31 jan:

Vitória de Guimarães — Marítimo, 1-0.

- Segunda-feira, 01 fev:

Santa Clara — Belenenses SAD, 17:00.

FC Porto — Rio Ave, 19:00.

Moreirense — Sporting de Braga, 19:45.

Sporting — Benfica, 21:30.

- Terça-feira, 02 fev:

Gil Vicente — Paços de Ferreira, 20:15.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.