Com o ‘court' central molhado em algumas zonas, devido à chuva que caiu na última madrugada, o primeiro encontro dos quartos de final começou com cerca de uma hora atraso, mas, nem assim, impediu o 21.º da hierarquia mundial de levar a melhor sobre o atual campeão do torneio luso, que acabou por reconhecer as dificuldades adversas e a ausência de qualidade na exibição.

"Hoje, com o vento, e o ‘court' praticamente sem pó de tijolo, foi muito complicado de jogar. Creio que isso se notou. A qualidade do encontro não teve nada a ver com a final do ano passado [ganha por Almagro], devido às condições. Foi muito difícil jogar para os dois. No final, ganhei o encontro e estou contente, mas não posso tirar muitas conclusões", salientou após o triunfo.

Já o adversário que vai encontrar nas ‘meias', o também espanhol David Ferrer, defrontou o norte-americano Ryan Harrison, que beneficiou da desistência de Juan Martin Del Potro para chegar a esta fase, confirmou o favoritismo no ‘court' com uma vitória "muito trabalhada" em dois ‘sets' (6-4 e 6-0) "duros".

"Foi duro. No primeiro ‘set', tive muitos ‘breaks' contra, vento contra, custou-me muito. No segundo ‘set', comecei bem, com um ‘break' e ele foi abaixo. Foi um encontro muito completo da minha parte e muito trabalhado", analisou o quarto cabeça de série da prova.

No outro encontro de singulares e o mais longo do dia (duas horas e 41 minutos), opôs Richard Gasquet a Kevin Anderson, com o sul-africano a surpreender o irreconhecível número 23 do ‘ranking' ATP, numa verdadeira maratona de ténis decidida apenas no ‘tie break' (6-2, 3-6 e 7-6 (7-4).

Na vertente de pares, os primeiros apurados para a final são os espanhóis Tommy Robredo e David Marrero, depois de eliminarem os compatriotas Nicolas Almagro e Guillherme García-López no super ‘tie break' (6-4, 4-6 e 10-8).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.