O atual campeão em título fez a sua melhor volta em 1.26,134 minutos, batendo o holandês Max Verstappen (Red Bull) por 0,075 segundos.

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi terceiro, a 0,194 segundos do seu companheiro de equipa.

Este fim de semana, a Fórmula 1 estreia um novo formato de Grande Prémio. A qualificação foi antecipada de sábado para sexta-feira e apenas alinha a grelha de partida para a primeira de duas corridas, a realizar no sábado, com apenas 17 voltas e sem paragens obrigatórias nas boxes.

Oficialmente, essa primeira corrida, denominada ‘sprint’, atribui três pontos ao vencedor, dois pontos ao segundo e um ponto ao terceiro e define a ordem de partida para a corrida principal, disputada como habitualmente no domingo.

O britânico George Russell (Williams) foi a grande surpresa do dia, ao conseguir o oitavo posto, o seu melhor resultado em qualificação na Fórmula 1 até ao momento.

A prestação do jovem piloto protegido pela Mercedes fez levantar os cerca de 140 mil espetadores presentes nas bancadas.

No sábado, disputa-se a segunda sessão de treinos livres de manhã, com a tarde reservada para a estreia da corrida ‘sprint’.

Após nove provas disputadas, Max Verstappen lidera o campeonato, com 182 pontos, mais 32 do que Lewis Hamilton.