O campeão nacional protagoniza um dos três embates entre equipas da I Liga, destino ao qual ‘escaparam’ o Benfica, que recebe o Arouca, da II Liga, e o Sporting, que vai defrontar em Viseu o Lusitano Vildemoinhos, do Campeonato de Portugal, na estreia do treinador holandês Marcel Keizer.
O FC Porto regressa à competição duas semanas após o triunfo por 1-0 sobre o Sporting de Braga, que lhe permitiu isolar-se no comando do campeonato, após a interrupção para os jogos de seleções.
Apesar de ter um saldo muito positivo no histórico global de confrontos com o Belenenses, o cenário inverte-se quando se aplica apenas à Taça de Portugal, com os ‘azuis’ a apresentarem um balanço de sete vitórias e cinco derrotas, tendo-se registado sete empates.
Já nesta época, a equipa portuense teve muita dificuldade para vencer o Belenenses no Estádio Nacional, na segunda jornada do campeonato, marcando o golo do triunfo por 3-2 aos 90+6 minutos, pelo defesa brasileiro Alex Telles, de grande penalidade.
No sábado, o palco será o Estádio do Dragão, onde o FC Porto deverá alinhar sem os lesionados Aboubakar e Brahimi, no único jogo da quarta ronda entre equipas que já ergueram o troféu, atualmente, na posse do Desportivo das Aves.
O Benfica, quarto classificado do escalão principal, recebe na quinta-feira o Arouca, 13.º colocado da II Liga, numa altura em que o treinador Rui Vitória está sob pressão devido a uma série negativa de três derrotas e um empate, quebrada pelo triunfo no último jogo, com o Tondela, por 3-1.
Apesar de não contar com o defesa Jardel, suspenso, e de o médio Fejsa e o avançado Salvio continuarem lesionados, o Benfica, recordista de títulos, com 26 troféus, é claro favorito frente a um adversário que venceu oito das 10 vezes que defrontou, no jogo de abertura da ronda, na quinta-feira.
No sábado, o Sporting, segundo classificado da I Liga e finalista vencido da Taça de Portugal na época passada, enfrenta pela primeira vez o Lusitano Vildemoinhos, quinto posicionado da Série B do Campeonato de Portugal, equivalente ao terceiro escalão.
O jogo marcará a estreia de Marcel Keizer como treinador da equipa de Alvalade, na sequência da rescisão com o treinador José Peseiro, que deixou o comando técnico do clube em 01 de novembro, após a derrota por 2-1 na receção ao Estoril Praia, do segundo escalão, em jogo da Taça da Liga.
Além do encontro entre o FC Porto e o Belenenses, os 16 avos de final da Taça de Portugal proporcionam mais dois embates entre primo divisionários, entre Marítimo (13.º classificado) e Feirense (15.º) e entre Santa Clara (nono) e Desportivo de Chaves (18.º e último).
O Desportivo das Aves, também da I Liga, continua a defesa do título conquistado de forma sensacional há seis meses, deslocando-se ao reduto do ‘secundário’ Cova da Piedade, enquanto o Sporting de Braga, terceiro posicionado da divisão principal, recebe o Praiense, do Campeonato de Portugal.
O Vale Formoso, que foi eliminado nas duas primeiras rondas, mas foi repescado em ambas — na segunda devido à utilização irregular de um jogador por parte da União de Leiria — e o Silves são os ‘sobreviventes’ dos distritais, que tentam prosseguir a ‘aventura’ frente ao Tondela e ao Rio Ave.
Programa da quarta eliminatória da Taça de Portugal:
Quinta-feira, 22 nov:
Benfica (L) -- Arouca (II), 20:45
Sábado, 24 nov:
Cova da Piedade (II) -- Desportivo das Aves (L), 15:30
Lusitano Vildemoinhos (CP) -- Sporting (L), 15:00
FC Porto (L) -- Belenenses (L), 20:45
Domingo, 25 nov:
Montalegre (CP) -- Águeda (CP), 14:30
Sporting da Covilhã (II) -- Moreirense (L), 14:30
Rio Ave (L) -- Silves (D), 15:00
Leixões (II) -- Anadia (CP), 15:00
Paços de Ferreira (II) -- Casa Pia (CP), 15:00
Penafiel (II) -- Vitória de Setúbal (L), 15:00
Sporting de Espinho (CP) -- Boavista (L), 15:00
União da Madeira (CP) -- Vitória de Guimarães (L), 15:00
Tondela (L) - Vale Formoso (D), 15:00
Marítimo (L) -- Feirense (L), 16:00
Santa Clara (L) -- Desportivo de Chaves (L), 16:00 (17:00 em Lisboa)
Sporting de Braga (L) -- Praiense (CP), 19:30
Comentários