O técnico português, que tinha passado pelo clube enquanto futebolista, regressou em 2017/18, assinando na altura por duas épocas, para, em 24 de maio de 2018, já campeão, prolongar o vínculo por mais um ano, até 2019/20.

“Estou muito feliz pela confiança do FC Porto. É uma hora e um orgulho muito grande. Vamos tentar dar continuidade ao que temos feito”, disse Sérgio Conceição, na cerimónia da renovação, no Estádio do Dragão, no Porto.

Renovar o título, o objetivo

"Esperamos alcançar o sucesso, mas toda a gente sabe que o objetivo principal é o título de campeão nacional. Estamos muito focados e estamos agora em estágio porque amanhã (sábado) temos um jogo importante contra o Benfica", disse o técnico azul-branco.

"Estou muito feliz pela confiança do presidente. Tem sido um trajeto muito exigente, feliz e apaixonado. É um orgulho e uma honra enorme. A partir da abordagem do presidente, disse apenas que com ele aqui continuaria até quando ele desejasse", afirmou.

Questionado sobre se esta é a ‘cadeira de sonho’, Sérgio Conceição recusou a expressão usada por André Vilas-Boas.

"Eu sinto-me muito confortável nesta cadeira. Essa frase foi dita por alguém que gosta muito do FC Porto, mas eu não quero ser repetitivo. Cheguei aqui com 15 anos, tive um trajeto fantástico enquanto jogador e ser humano. Não há palavras para exprimir o agradecimento que tenho pelas pessoas do FC Porto. Quando falo de amor pelo FC Porto, falo de amor verdadeiro. Sempre com um sentimento genuíno, porque se não for sentido prefiro não falar. Sendo ou não a cadeira de sonho, o que sinto pelo clube é um agradecimento muito grande e uma vontade de retribuir com vitórias", frisou o treinador dos ‘dragões'.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa explicou o momento da renovação, admitindo que já está a preparar as próximas épocas com o treinador.

"Esta época já está tratada, faltam os resultados dentro do campo e se resulta tudo como queremos. Já estamos a planificar as próximas épocas e, como já só tinha mais um ano, não podíamos planificar mais longe. Assim, assina mais um ano e acabam as especulações de que vem este ou que ele vai para ali ou acolá”, disse o líder dos portistas.

Jorge Nuno Pinto da Costa acrescentou que foi muito fácil o acordo com o treinador.

“Conversámos ontem (quinta-feira), hoje acertamos as condições e assinámos com muita satisfação de parte a parte. Ele porque continua no clube do coração e nós porque temos um filho da casa e um treinador com provas dadas, com um grande presente e um futuro de sucesso. Isso tudo permite planificar as próximas épocas", vincou.

Sobre o facto de ter escolhido exatamente o mesmo sítio da apresentação de Sérgio Conceição para anunciar a renovação, Pinto da Costa explicou que foi por esse “simbolismo”.

"Fizemos questão. Sugeri e ele esteve de acordo, foi por esse simbolismo. Aqui só se fez a sua tomada de posse e era interessante fazer no mesmo local, até com as mesmas canetas. Ambas as partes estão contentes e tenho a certeza que o Sérgio, talvez já não comigo, voltará para assinar mais alguns contratos".

Chegar, ver e vencer

Sérgio Conceição reconquistou o título de futebol para o FC Porto na estreia, negando o ‘penta’ ao Benfica, e nesta época lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre o rival, que recebe sábado no Dragão, em encontro da 24.ª jornada.

No seu currículo como treinador portista, o ex-internacional luso conta ainda a Supertaça 2017/18, conquistada a abrir a presente temporada, na qual ainda foi finalista vencido da Taça da Liga e está a um ‘passo’ da final da Taça de Portugal.

Em termos europeus, o FC Porto caiu nos oitavos de final da ‘Champions’ em 2017/18 (0-5 em casa e 0-0 fora com o Liverpool) e, em 2018/19, está a disputar a mesma fase, recebendo quarta-feira a Roma, depois de perder por 2-1 em Itália.

No total, como treinador dos portistas, Sérgio Conceição soma 70 vitórias, 14 empates e nove derrotas, em 93 jogos, com 213 golos marcados e 70 sofridos.


Notícia atualizada às 20:50

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.