“Após o encontro de hoje entre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o presidente da federação da Indonésia (PSSI), Erik Thohir, a FIFA decidiu, tendo em conta as atuais circunstâncias, retirar a Indonésia como organizador do Mundial de sub-20 de 2023”, lê-se num comunicado do organismo.

A FIFA já tinha cancelado o sorteio da fase de grupos do torneio, com os responsáveis do futebol indonésio a informarem que não receberam uma justificação oficial para o cancelamento do sorteio, previsto para sexta-feira, em Bali, mas relacionaram a decisão da FIFA com uma carta do governador de Bali, Wayan Koster, na qual se opunha à participação de Israel.

Israel qualificou-se pela primeira vez para um Mundial de sub-20, que se ia disputar no país muçulmano mais populoso do mundo, o que tem gerado alguma controvérsia.

A FIFA diz que pode haver sanções no futuro contra a PSSI, embora garanta que continua empenhada na transformação do futebol da Indonésia, após a tragédia ocorrida em outubro de 2022, quando centenas de pessoas morreram num estádio.

Em relação ao Mundial de sub-20, o organismo diz que o novo organizador vai ser anunciado “o mais cedo possível”, com as atuais datas a manterem-se, de 20 de maio a 11 de junho.