O filme é uma forma de incentivar a juventude moçambicana a "nunca parar de sonhar", tomando o exemplo do Pantera Negra, que, saindo da periferia da antiga Lourenço Marques, "tomou o mundo" com o seu talento, disse o governante à agência Lusa.

Dunduro falava à margem da antestreia do filme, exibido hoje na principal sala de cinema da capital moçambicana.

"Penso que como Eusébio virão muitos outros", acrescentou Silva Dunduro, que entende a antestreia do filme em Maputo como "o retorno do filho à casa".

No filme Ruth, nome de código de Eusébio na viagem de Moçambique para Portugal, está em foco o futebolista, mas também a sociedade em que a vida de Eusébio ganhou fama ao chegar ao Benfica, em 1961, o mesmo ano em que começou a guerra colonial.

Igor Regalla, ator natural da Guiné-Bissau, interpreta Eusébio adulto, e contracena ao lado da atriz moçambicana Josefina Massango, que faz o papel de mãe, entre muitos outros atores do elenco.

O ator principal hoje não pôde estar presente, nem o realizador, mas outros protagonistas e figurantes assistiram à antestreia.

Djalma Lourenço, diretor do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual (INAC), considera Ruth como uma imortalização da vida de Eusébio.

"Este filme mostra a força que um homem pode ter quando tem um objetivo e disciplina. A história de Eusébio é um exemplo para todos", conclui Djalma Lourenço, manifestando a abertura do INAC para continuar a apoiar iniciativas que valorizam figuras moçambicanas que se tornaram ícones.

Campeão nacional pelo Benfica por 11 vezes e vencedor da Taça dos Campeões Europeus em 1962, Eusébio da Silva Ferreira morreu na madrugada de 05 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Ganhou em 1965 a Bola de Ouro, que então distinguia o melhor futebolista europeu a jogar na Europa, e conquistou por duas vezes a Bota de Ouro (1967/68 e 1972/73), prémio para o melhor marcador dos campeonatos nacionais europeus.

O filme Ruth, do realizador António Pinhão, conta com o apoio do Instituto Nacional do Audiovisual e Cinema de Moçambique, do Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.