Francisco Andrade terminou na 53º posição no Campeonato do Mundo de Moth, o Lago de Garda, Malcecine, Itália. Numa prova que consagrou o inglês Paul Goodson, Francisco Andrade foi o velejador português que arrecadou a melhor posição ao terminar a prova dentro da Gold Fleet — onde se encontram os 70 velejadores mais rápidos.
A classe Moth é uma das classes mais rápidas da vela moderna. As embarcações, com o peso de 27kg e que levam apenas um tripulante, chegam a atingir os 70 km/h. O Moth é uma embarcação mono-casco com um foil (aileron) — que lhe permite planar acima da superfície da água.
"Foi uma primeira participação positiva, deu para perceber o nível a que estão os melhores nesta classe, que é altíssimo. Não é por acaso que é a prova que reúne mais velejadores do Americas Cup e medalhados olímpicos".
A nível de tecnologia das embarcações foi igualmente destacado. “É muito avançada, requer um tempo de preparação e afinação longo", disse Francisco Andrade no final. "Ter chegado à final foi positivo, para o ano voltarei para melhorar o resultado. Sinto que consigo ir mais longe e andar mais rápido", concluiu.
Comentários