O que têm em comum Pepe, Filipe, Francisco Geraldes e Frederico Varandas? Para além de pertencerem ao universo do futebol, os três primeiros na qualidade de jogadores do Futebol Clube do Porto e o último enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal, une-os a paixão pelo surf e a prática do desporto de ondas.

Ora, no fim de semana de encerramento da Liga NOS (34ª e última jornada), com o Estádio do Dragão a ser palco do Porto-Sporting, a praia de Matosinhos (Praia Internacional) recebe, a partir de hoje até domingo, a Renault Porto Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal.

O destaque, a norte, vai para a entrada em competição de José Ferreira, vice-campeão nacional 2016, Justin Mujica, campeão nacional 2010, Francisco Carvalho, um dos surfistas históricos do Porto da “Geração dos Esperanças”, Camilla Kemp, campeã nacional em título, e Carol Henrique, campeã nacional em 2016 e 2017.

Num misto de “competição e trabalho”, José Ferreira sublinha que aproveitará a etapa do Porto “para expandir a Wave by Wave para Gaia”, uma iniciativa, que lidera, de intervenção terapêutica que atua, através do surf, junto de populações em risco de exclusão social.

“Matosinhos é uma das ondas mais consistentes porque há surf em qualquer tipo de condições. Matosinhos é o berço do surf no Norte e é uma pena se as obras previstas acabarem com esta onda. Só o facto de termos a Liga MEO Surf aqui demonstra a importância destas ondas e desta praia para o surf norte e para o surf nacional. Isso é algo que deveria ser tido em conta por todos”, alertou João Guedes, embaixador do surf do Norte e campeão nacional de 2009.

Miguel Blanco, surfista que veste a camisola do Estoril Praia e Yolanda Sequeira (Clube Naval de Portimão) lideram os respetivos rankings, sendo que Yolanda partilha a liderança com Teresa Bonvalot, surfista do Sporting.

Transmitido na Sport TV e inserido na programação de eventos locais do Wave Series 2019, o Renault Porto Pro contará ainda com iniciativas laterais de fotografia (Canon), limpezas de praia da Fundação Altice e atividades de biodiversidade e proteção dos oceanos promovidas pelo Grupo Jerónimo Martins.