A France Football já divulgou a lista completa com os 30 nomeados candidatos à Bola de Ouro, com Portugal a ver-se representado por três atletas. São eles Cristiano Ronaldo, Pepe e, por entre os suspeitos do costume a grande surpresa, Rui Patrício.

O mais alto prémio individual do mundo do futebol volta este ano às origens. E será apenas atribuído pela France Football, o que significa que apenas jornalistas irão votar, e que o conjunto volta ao formato original de de 30 jogadores - uma lista que não será reduzida a três nomes, como acontecia quando o prémio era tutelado pela FIFA.

O guarda-redes do Sporting, embalado pelas grandes exibições no Campeonato da Europa em França, conquista espaço entre os melhores do mundo e aparece ao lado de guarda-redes como Neuer, Buffon e Hugo Lloris.

O capitão da seleção nacional, Cristiano Ronaldo, que já arrecadou três Bolas de Ouro, e é um dos favoritos à conquista do prémio . Os dois títulos europeus - Europeu e a Liga dos Campeões, podem ser a alavanca que o jogador merengue precisa para chegar à quarta ‘bola’ da sua carreira e aproximar-se do número de galardões de Leonel Messi - o astro argentino já conta com cinco troféus.

Entre os outros 27 nomeados, encontram-se algumas estreias e surpresas. Jamie Vardy e Riyad Mahrez entram na eleição para melhor jogador do mundo depois da excelente campanha do Leicester no campeonato, na época transata. O avançado da Juventus, Dybala também é uma das surpresas desta lista.

Os restantes jogadores nomeados são: Robert Lewandowski (POL/Bayern), Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Borussia Dortmund), Gareth Bale (GAL/Real Madrid), Kevin De Bruyne (BEL/Manchester City), , Diego Godin (URU/Atlético Madrid), Antoine Griezmann (FRA/Atlético Madrid), Gonzalo Higuain (ARG/Juventus), Zlatan Ibrahimovic (SUE/Manchester United), Andrés Iniesta (ESP/Barcelona), Koke (ESP/Atlético Madrid), Sergio Agüero (ARG/Manchester City), Toni Kroos (ALE/Real Madrid), Lionel Messi (ARG/Barcelona), Thomas Muller (ALE/Bayern Munich), Neymar (BRA/Barcelona), Paulo Pogba (FRA/Manchester United),Dimitri Payet (FRA/West Ham), Arturo Vidal (CHI/Bayern), Luis Suárez (URU/Barcelona), Sergio Ramos (ESP/Real Madrid) e Luka Modric (CRO/Real Madrid).

9 anos de ‘jejum’

Com esta nomeação, Rui Patrício quebra um ‘jejum’ de 9 anos em que nenhum jogador a atuar no principal escalão do futebol profissional em Portugal esteve na corrida para o prémio que elege o melhor jogador do mundo.

O último a estar entre os nomeados foi Ricardo Quaresma (Porto, 2007). Em 2004, o campeonato português teve quatro jogadores nomeados, o maior conjunto de sempre, fruto da conquista da Liga dos Campeões por parte do Futebol Clube do Porto de Mourinho. À época os nomeados eram Deco, Ricardo Carvalho, Maniche e Seitaridis. Deco já tinha sido nomeado em 2003, e para vermos outro jogador na corrida à Bola de Ouro temos de recuar até ao início do milénio quando Nuno Gomes (Benfica, 2000) esteve entre os eleitos.

Para encontrarmos, novamente, um jogador a atuar no Sporting entre os jogadores que disputam o mais alto galardão individual do futebol mundial, temos de recuar 17. Na altura, o também guarda-redes Peter Schmeichel e Mário Jardel (vencedor da Bota de Ouro nesse mesmo ano) estavam na corrida ao prémio da France Football.

Em 1995, o campeonato português via dois dos seus jogadores entre os melhores do mundo. Eram eles Vítor Baía e Luís Figo. Em 1994, Preud'homme (Benfica) e Balakov (Sporting) estavam entre o lote.

Antes de 1994 não havia nenhuma lista encurtada de jogadores candidatos ao prémio. Os jurados podiam votar em qualquer futebolistas do mundo, sendo designados os que recebiam pontos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.