A formação de Moreira de Cónegos chegou ao intervalo já em vantagem, quando Caué, aos 45+1 minutos, converteu uma grande penalidade a favor dos 'cónegos'.

O festejo do golo que ditou a vitória fica também marcado pelas piores razões. Rebentou um petardo durante os festejos do Moreirense e um jogador chegou mesmo a ser observado pela equipa médica. O engenho explodiu em campo, a origem ainda não foi confirmada mas tudo indica que terá vindo da bancada do Sporting de Braga.

Depois de ter afastado na fase de grupos o FC Porto e nas meias-finais o detentor do título, o Benfica, o Moreirense voltou a surpreender e derrotou no jogo decisivo o Sporting de Braga, formação que na temporada de 2012/2013 tinha conquistado o cetro, numa final ganha ao FC Porto.

Cauê, o homem do golo, foi eleito o melhor jogador da partida.

Quase mil adeptos do Moreirense viajaram até Loulé. Fazem agora a festa no Estádio do Algarve.

No final da partida, ainda em campo e em declarações à SportTV, Augusto Inácio, treinador do Moreirense mostrou-se orgulhoso, mas garantiu que a partir de agora o foco é a manutenção e o encontro com o Feirense esta quinta-feita.

“[Conquistar a Taça da Liga] é um grande feito. Estamos todos orgulhosos. Está aqui muita gente de Moreira, mas penso que quem ficou em Moreira de Cónegos está também feliz pela nossa vitória. Eliminámos o FC Porto num grupo em que era o favorito, depois eliminámos nas meias-finais o Benfica, ganhámos a final ao Braga… fantástico para os meus jogadores”, disse o mister.

Questionado sobre se esta final inédita iria mudar o Moreirense para sempre, Augusto Inácio escusou-se ao deslumbramento e disse que agora a prioridade é o encontro com o Feirense, na I Liga.

"Queremos ficar na I Liga. Vamos desfrutar do momento que estamos a viver agora, são momentos mágicos, mas a partir de amanhã, quando chegarmos a Moreira, é pensar no Feirense porque o Moreirense tem de ficar na I Liga".

O Moreirense recebe o Feirense em casa no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 19h00.

Em conferência de imprensa no final do encontro, Augusto Inácio, treinador do Moreirense, disse que "ganhar uma taça destas é como ganhar uma Liga dos Campeões para o Moreirense”.

O técnico disse que o jogo “não foi um grande espetáculo”. "No conjunto geral, poucas oportunidades de golo, um bom vencedor, a equipa que mais fez para ganhar o jogo e estamos muito contentes. (…) [a vitória] é de toda a família do Moreirense."

Apesar do entusiasmo da vitória, Augusto Inácio voltou a reiterar que o foco agora está no encontro com o Feirense. O mister disse aos jornalistas que o seu pensamento mais imediato no final desta partida no Estádio do Algarve foi: "temos de ganhar aqueles três pontos [contra o Feirense]. Como é que vamos recuperar esta gente, com este esforço todo?"

Jorge Simão, treinador do Braga, na conferência de imprensa depois do jogo, assumiu pessoalmente a responsabilidade da derrota.

"Eu assumo claramente a responsabilidade, (…) eu acho que olhando para o que foi feito e para o que fui dizendo e como fui preparando os jogadores, a responsabilidade é minha. Acho que encarámos o jogo com demasiada racionalidade”, disse o mister.

Jorge Simão considera que a equipa teve dificuldade em soltar-se. "Senti que estivemos demasiado racionais. Faltou paixão, entrega, soltarmo-nos. Parecia que as emoções nos toldavam os movimentos”, acrescentou.

O treinador do Braga assumiu que este é “um momento duro” para a equipa e adeptos, mas salientou que agora é preciso erguer a equipa e enfrentar o que está por vir.

Jorge Simão fez ainda questão de felicitar a equipa adversária que, salientou, "acaba por escrever uma página brilhante na história do seu clube e, repare-se, conquista um troféu deixando quem deixou [FC Porto e SL Benfica] para trás, que é um dado que merece ser registado".

Este é o sexto troféu nacional do clube. A equipa de Moreira de Cónegos é a 4.ª equipa a conquistar a Taça da Liga. O Benfica já conquistou sete taças e o Vitória de Setúbal e o Sporting de Braga têm uma cada.

O Moreirense foi o melhor ataque da Taça CTT com 11 golos e das equipas presentes na fase de grupos foi a única que não perdeu nesta edição (5 vitórias e 1 empate). A última final da Taça da Liga foi decidida com um golo de penálti, em 2012/13, quando o Sporting de Braga conquistou o troféu ao FC Porto por 1-0, segundo site Zero Zero.

As equipas já reagiram nas redes sociais.

O Moreirense festeja a vitória do título mais importante da sua história.

O Sporting de Braga agradece o apoio dos seus adeptos.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou hoje que "faltou atitude" ao Sporting de Braga para ganhar a Taça da Liga de futebol, que perdeu para o Moreirense (1-0).

"É uma desilusão. O Sporting de Braga não veio a esta final, não teve a vontade que se lhe exigia para vencer", afirmou o autarca no final do jogo, que viu num ecrã gigante colocado no pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

Habitual presença nos jogos do Sporting de Braga, Ricardo Rio não se deslocou ao Algarve, porque "tinha outros compromissos", mas deixou reparos à equipa comandada por Jorge Simão.

"Faltou atitude, o que se refletiu na qualidade do jogo. A equipa não esteve à sua altura e o Moreirense mereceu ganhar, há que lhe dar os parabéns", afirmou.

Cerca de 150 pessoas assistiram na casa do ABC à derrota dos bracarenses e, à saída, a frustração era muita, ouvindo-se algumas críticas à organização da prova e ao presidente da Liga, Pedro Proença.

Rosa Domingues, de 15 anos, sintetizou: "faltou empenho e garra. Acho que não foi penálti, mas esta não é a equipa do Braga a que estou habituada a ver jogar".

A equipa de Moreira de Cónegos sairá do Algarve amanhã pelas 10h00 e tem chegada prevista a Guimarães pelas 18h30/19h00, onde será recebida na Câmara Municipal de Guimarães para celebrar o feito.

[Notícia atualizada às 00h38]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.