Na 33.ª e penúltima jornada, depois de adiar a conquista do título nas duas últimas rondas, a equipa de Sérgio Conceição pode fazer a festa em Lisboa no campo do terceiro classificado da prova e um dos seus rivais históricos, replicando o que sucedeu em 2011, quando os ‘azuis e brancos’ se sagraram campeões nacionais em pleno recinto benfiquista.
Mesmo que perca no Estádio da Luz, no jogo agendado para as 18:00, o FC Porto pode ficar, horas depois, quando já estiver a regressar a ‘casa’, com o primeiro lugar garantido, mas para isso necessita que o Sporting, segundo posicionado a seis pontos, não vença no Algarve o Portimonense, equipa que já assegurou a manutenção. Em caso de derrota em Lisboa e de vitória dos Leões no Algarve, a decisão do título fica adiada para a última jornada, uma vez que no confronto direto os pupilos de Rúben Amorim têm vantagem sobre os azuis e brancos.
Do lado da formação de Sérgio Conceição, o colombiano Uribe deverá falhar o ‘clássico’, enquanto na equipa de Nélson Veríssimo é quase certo que o extremo Rafa vai continuar ausente.
Pouco depois, o Sporting joga no Algarve e deverá voltar a contar com o ‘capitão’ Coates, que esteve ausente na goleada imposta ao Gil Vicente (4-1) na última ronda, devido a problemas físicos.
O dia começa com o Moreirense, penúltimo classificado, a atuar no campo do Estoril Praia, 11.º posicionado, num encontro em que a equipa de Ricardo Sá Pinto está obrigada a vencer para ainda se manter na luta pela manutenção.
Em caso de derrota, o Moreirense fica logo afastado dos lugares de permanência na I Liga e só poderá ambicionar ao ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga, isto caso o Tondela não vença no dia seguinte o Gil Vicente em Barcelos.
Na sexta-feira, a ronda arrancou com o empate entre o Boavista e o Vitória de Guimarães (1-1), no Estádio do Bessa, no Porto.
Programa da 33.ª Jornada:
– Sexta-feira, 6 de maio
Boavista – Vitória de Guimarães, 1-1
– Sábado, 7 de maio
Estoril Praia — Moreirense, 15h30
Benfica – FC Porto, 18h00
Portimonense – Sporting, 20h30
– Domingo, 8 de maio
Gil Vicente – Tondela, 15h30
Vizela – Marítimo, 15h30
Sporting de Braga – Arouca, 18h00
Santa Clara – Paços de Ferreira, 19h30 locais (20h30, horas de Lisboa)
– Segunda-feira, 9 de maio
Belenenses SAD — Famalicão, 20h15
Comentários