Esta inédita dupla atuação do jogador de 29 anos deveu-se a uma estranha confluência de factos decorrentes do jogo dos Boston Red Sox contra os Toronto Blue Jays, que foi suspenso há dois meses.

No momento em que o jogo de 26 de junho foi interrompido devido à chuva, Jansen era jogador dos Blue Jays e estava a rebater quando a partida foi adiada.

Um mês depois, em 27 de julho, Danny Jansen foi negociado com os Red Sox em troca por três escolhas futuras ("draft picks".

Este acordo abriu caminho para o rebatedor ser escalado nesta segunda-feira contra o seu ex-clube, os Blue Jays, quando o jogo suspenso em 26 de junho foi reiniciado no Fenway Park como parte de uma jornada dupla.

Antes do jogo, Jansen disse que não sabia que um lugar na história do beisebol aguardava-o após a sua saída de Toronto. "Quando fui negociado, realmente não pensei sobre isso", disse Jansen ao site MLB.com.

"Toda a gente continua a dizer que está a ser feito algo histórico. É uma coisa tão estranha. Eu nunca ter-me-ia imaginado nesta situação de ser história. Acho que teria presumido que isso teria acontecido antes. Esse é um dos primeiros pensamentos que passaram pela minha cabeça", acrescentou.