A lista completa dos nomeados:

José Mourinho (Manchester United); Leonardo Jardim (Monaco); Massimiliano Allegri (Juventus); Carlo Ancelotti (Bayern Munich); Antonio Conte (Chelsea); Luis Enrique (Barcelona); Pep Guardiola (Manchester City); Joachim Low ( Seleção da Alemanha); Mauricio Pochettino (Tottenham); Diego Simeone (Atlético Madrid); Tite (Brasil) e Zinedine Zidane (Real Madrid).

Leonardo Jardim conseguiu levar o Mónaco ao topo do futebol gaulês, ao conseguir conquistar a primeira liga francesa do clube ao fim de 17 anos, uma tarefa complicada, tendo em conta o ‘colosso’ adversário do Paris Saint-Germain.

Esta temporada já reconheceu a dificuldade de repetir a campanha de destaque nas competições europeias da última temporada, em que ficou “à frente de clubes como o FC Barcelona, o Manchester City e o Borussia de Dortmund”, mas promete manter o espírito de “trabalhar seriamente”.

O sucesso do Mónaco já valeu inclusive algumas saídas, entre as quais a do internacional português Bernardo Silva para o Manchester City. Mais: o nome de Kylian Mbappé, avançado francês de apenas 18 anos, tem sido dos mais falados no mercado de transferências. Porém, já revelou que não é algo que o alarme e que está preparado para essa eventualidade.

José Mourinho conquistou três troféus na sua época de estreia pelo Manchester United — Supertaça Inglesa, Taça da Liga e Liga Europa. Um recorde na primeira época de qualquer timoneiro em Old Trafford.

E foi o técnico português que conquistou o único título que faltava ao vasto palmarés da equipa inglesa. O português não só conquistou a sua segunda Liga Europa (a primeira no atual formato, já que a conquistada com o FC Porto, há 14 anos, ainda tinha a denominação de Taça UEFA), como levou a sua equipa ao primeiro título de sempre na competição. No entanto, a sua ambição não fica por aqui. Quer mais. Até porque apesar de parecer que há muitos anos que anda acumular sucessos (e controvérsia), ainda tem muito para dar. As palavras são do próprio.

“Só tenho 54 anos. Ainda quero vencer mais algumas [medalhas]”, disse Mourinho na flash interview no final do encontro frente ao Ajax. A verdade é que, mesmo já sendo treinador há 17 anos, o treinador português continua a considerar-se "novo" para o cargo que ocupa. A idade somada ao curriculum evidenciam uma carreira de um dos melhores técnicos da história do futebol que ainda parece estar longe do fim.

O Favorito

Ainda assim, o francês Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid, é o principal candidato a vencer o troféu, depois de ter levado o clube madrileno – no qual alinharam os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão - à conquista do título espanhol, da Liga dos Campeões e esta madrugada (não esquecer que o jogo terminou, à hora local, perto das 01:00) a Supertaça Espanhola frente ao eterno rival catalão, o FC Barcelona.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.